Piso Epóxi

Diferenças entre Epóxi Tinta e Resina

Diferenças entre Epóxi Tinta e Resina

Qual é a diferença entre a Tinta Epóxi e o Revestimento Epóxi? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os interessados em piso de resina, porcelanato líquido ou piso líquido.

A falta de informação sobre a pintura epóxi e o revestimento epóxi tem causado consequências negativas, pois acaba levando o cliente a contratar o serviço errado. Um exemplo comum é o de pessoas que compram a pintura pensando no revestimento, ou vice-versa.

Isso ocorre porque muitos acham que epóxi tinta e resina são a mesma coisa, que não existem diferenças, mas isso não é verdade! Sendo assim, a primeira informação que o cliente deve ter em mente é: Pintura Epóxi e Revestimento Epóxi são produtos/serviços diferentes.

Qual a principal diferença entre Tinta Epóxi e Resina Epóxi?

A diferença mais simples entre pintura epóxi e o revestimento epóxi está na espessura do material que é utilizado no serviço, assim como no preço de cada um. A pintura epóxi é mais fina e sua espessura depois de aplicada, incluindo as demãos, fica em média em 0,3 mm.

Já o revestimento epóxi, no que se refere à espessura, é mais grosso, e seu resultado final, considerando as demãos, chega à marca de 5 mm de espessura. Neste quesito, a diferença de tamanho é imensa, e a forma de realizar o trabalho também.

No caso do revestimento, por exemplo, o serviço é feito em camadas, que contam com:

  • Primer;
  • Capa de regularização;
  • Produto;

A confusão entre os dois produtos está muito próxima da expectativa criada por engenheiros e arquitetos, que querem resultados que a pintura epóxi não é capaz de conseguir. Também existem aqueles que pretendem reduzir o investimento e que acreditam que a Tinta Epóxi pode substituir o Revestimento Epóxi, o que não é verdade.

Outras diferenças

Existem outras diferenças entre pintura epóxi e revestimento epóxi que também precisam ser esclarecidas. Uma delas é o preço, que pode ser até 4 vezes mais caro quando alguém está pagando pelo revestimento epóxi.

Como a pintura epóxi é mais barata, ela acaba sendo aplicada em situações irregulares, que no final geram prejuízos aos envolvidos. A tinta epóxi tem o objetivo de ajustar questões estéticas de pisos e também de permitir o efeito espelhado, mas ela não deve ser utilizada para a correção de ondulações e outros tipos de defeitos, por exemplo, sendo, nestes casos, recomendada a aplicação do revestimento epóxi.

Antes de escolher entre a tinta epóxi e o revestimento epóxi, é importante levar em consideração algumas questões técnicas:

  • Análise do piso que vai receber o material;
  • Saber exatamente o resultado que se espera do serviço;
  • Saber o nível de exigência do serviço;
  • Verificar o estado de conservação do piso;
  • Observar se é preciso fazer a restauração do piso;
  • Identificar se o piso está totalmente liso;
  • Perceber o brilho do piso.

Esses fatores são muito importantes para a tomada de decisão, antes de contratar o trabalho. É fundamental saber também que a pintura é destinada a suprir necessidades estéticas, enquanto o revestimento é ideal para sanar problemas estruturais e dar vida nova aos ambientes.

 

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo