Como regularizar o substrato antes da aplicação do Piso Epóxi?

Como regularizar o substrato antes da aplicação do Piso Epóxi?
Foto: reprodução Liquid Floors USA
Existem algumas maneiras de regularizar o substrato antes da aplicação do piso epóxi. As técnicas são definidas de acordo com as características do contra-piso, como o seu estado de conservação.
A preparação do substrato para receber o piso epóxi pode ser feita de acordo com as técnicas abaixo:
- Lixamento
- Fresamento
- Jateamento
- Polimento
Essas são as formas de trabalho corretas para deixar a superfície adequada, perfeita para receber o piso epóxi. Todas as técnicas para regularizar o substrato antes da aplicação do piso epóxi são ensinadas de forma detalhada, passo a passo, em cursos completos sobre piso de resina e trabalho de revestimento de pisos.
Preparo do substrato através do lixamento
Foto: reprodução Liquid Floors USA
O lixamento é uma forma de preparo do substrato que apresenta bom estado de conservação. Com o uso de uma lixa manual ou mecânica é possível fazer a limpeza da superfície, assim como a correção de imperfeições que devem ser retiradas antes da aplicação do piso epóxi.
O lixamento é ideal para remover pequenas ondulações do contra-piso e ajustar algumas depressões que ele possa apresentar. Dentre as formas de preparação do substrato, essa é considerada a mais simples.
Preparo do substrato através do fresamento
A fresa é a ferramenta que deve ser utilizada para preparo do substrato que apresenta um péssimo estado de conservação. Neste caso, será necessário fazer vários ajustes no contra-piso para que ele receba o piso epóxi.
O fresamento é necessário para tornar a superfície uniforme em pisos que apresentam buracos ou sérias deformações, e que precisam de um tratamento de maior impacto para adquirir regularidade.
Preparo do substrato através do jateamento
O preparo do substrato com o jateamento é um método considerado perfeito para garantir a recuperação total da superfície. O serviço é feito com o uso de granalhas de metal, onde o jateamento ocorre com a aplicação de uma turbina que faz o jateamento dos abrasivos metálicos, com suas lâminas necessárias para arrumar a superfície.
Muitas granalhas que são utilizadas para o preparo do substrato através do jateamento podem ser reutilizadas em um novo ciclo de trabalho.
Preparo do substrato através do polimento
O preparo do substrato através do polimento é uma maneira muito executada em pisos que apresentam ótimo estado de conservação. Mesmo apresentando boas condições, a superfície precisa receber o trabalho de polimento para aumentar a aderência do piso epóxi imediatamente após a aplicação.
O polimento também é uma maneira de preparo do substrato que é capaz de corrigir algumas falhas do contra-piso, sendo que as mais comuns são as depressões e ondulações.
Existe um outro método de polimento que é chamado de polimento com vídeas, feito com o uso de politrizes que possuem vídeas diamantadas com metal. Este processo garante a expansão de poros que estão no concreto durante a regularização da superfície, fazendo a remoção completa de imperfeições mais sutis.
Este método é recomendado para contra-pisos de concreto que apresentam bom estado de conservação, ideal para deixar o piso totalmente plano. O trabalho é feito para aumentar a aderência do piso epóxi e proporcionar um resultado satisfatório na aplicação da resina.