A tecnologia inovadora dos pisos autonivelantes

A tecnologia inovadora dos pisos autonivelantes
Foto: reprodução Imperial Interiors
O piso autonivelante tornou-se inovador no Brasil e recentemente conquistou seu espaço definitivo no mercado de revestimentos. O material surgiu na década de 1960, quando começou a ser utilizado em larga escala nos prédios públicos e ambientes coletivos, como aeroportos, hospitais, shoppings e estacionamentos mais modernos.
Conforme as décadas foram passando, a tecnologia dos pisos autonivelantes foi sendo aprimorada para uso residencial, para integrar a decoração e, assim, oferecer mais possibilidades aos clientes que tinham objetivos não somente funcionais, mas também estéticos.
Com o avanço da tecnologia empregada nos pisos monolíticos, o material passou a apresentar variedade nas formas de aplicação e, principalmente, no resultado. Foi então que se popularizou o porcelanato líquido, um piso feito à base de epóxi, com características estruturais de resina. O resultado mostra uma superfície muito lisa e brilhante, exatamente perfeita, considerada encantadora pelos clientes.
Vantagens da tecnologia dos pisos autonivelantes
Os pisos autonivelantes apresentam características muito atrativas quando são comparados com qualquer outro tipo de revestimento:
- Eles são monolíticos, não possuem juntas nem divisórias, formando uma superfície única e perfeita;
- São ideais para áreas de grande tráfego de pessoas e veículos, justamente porque a tecnologia dos pisos autonivelantes garante uma estrutura muito resistente;
- A durabilidade é um dos principais benefícios deste tipo de revestimento;
- O piso autonivelante tem um baixo custo de manutenção e para fazer a limpeza é muito fácil.
Por causa de sua configuração, os pisos autonivelantes são amplamente utilizados em hospitais, indústrias, restaurantes, shoppings, estacionamentos, galpões, clínicas e, agora, também nas casas e apartamentos, integrando obras e projetos muito elegantes e requintados.
A tecnologia multicamada do piso autonivelante
Foto: reprodução Pinterest 3D Epoxy Floors
O piso autonivelante possui tecnologia multicamadas e sua composição permite a personalização dos projetos, oferecendo aos clientes inúmeras opções de aplicabilidade do produto. Entre as novidades que figuram no mercado estão os adesivos decorativos para pisos autonivelantes e o uso de desenhos em 3D em pisos epóxi, implementando no ambiente um aspecto impressionante.
A divisão em camadas permite incluir figuras antes do verniz de proteção, e assim o cliente pode aproveitar uma linha decorativa completa.
Cuidados com a aplicação do piso autonivelante
Antes da aplicação do piso autonivelante de epóxi, é preciso preparar o substrato, fazendo a correta preparação do contra-piso. Para isso, é necessário remover irregularidades como ondulações, fazer o ajuste de inconsistências, a limpeza e a remoção de gordura e partículas de impurezas.
O preparo do contra-piso é fundamental para que haja total aderência da resina. Durante este trabalho, a orientação é arrumar trincas e rejuntes que estejam danificados no contra-piso.
Contar com a experiência de um profissional devidamente qualificado é a melhor maneira de garantir que seu piso epóxi fique perfeito, exatamente de acordo com o seu projeto.
Os pisos autonivelantes podem ser feitos de várias cores, atendendo exatamente a vontade dos clientes. Eles são divididos em duas categorias:
- Os pisos de poliuretano muito resistentes, fornecidos no mercado apenas nas cores cinza, bege e branca;
- Os pisos epóxi, que apresentam ampla variedade de cores e desenhos para os clientes.
Ambos contam com ótima resistência mecânica e são impermeáveis!
