Porcelanato Líquido

O que é Paisagismo? Entenda como funciona!

O que Paisagismo?

Muito mais que criar e cuidar de um jardim, paisagismo é a técnica de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sendo eles públicos ou privados, urbanos e não-urbanos. Essa área é relacionada diretamente com a arquitetura e o urbanismo e visa, em suma, organizar a paisagem.

Normalmente para realizar tal atividade contamos com a ajuda de um profissional, nesse caso o arquiteto paisagista, que tem como função repensar o ambiente visando preservar seu solo e cobertura vegetal, garantindo a continuidade botânica do espaço, além de deixá-lo mais bonito e funcional para moradores e visitantes.

O arquiteto paisagista é responsável também por acompanhar projetos, fiscalizá-lo e ter domínio dos prazos e da execução do projeto executivo da obra. Ele ainda põe a mão na massa, fazendo cortes, definindo elevações e todos os detalhes construtivos do desenvolvimento dos projetos.

Alguns exemplos de como é a rotina do arquiteto paisagista incluem desenhar a planta baixa, estipular prazos de entrega e fazer um cronograma de obra, coordenar equipes, escolher fornecedores e atuar, portanto, como um gestor.

A tecnologia é outra grande aliada dessa área de atuação, que pode facilitar muito seu trabalho.

O arquiteto paisagista também pode usar inúmeros elementos construtivos como piscinas, quadras esportivas, adegas, quiosques, churrasqueiras, acessos e escadas, pisos, muros e iluminação.

O Paisagismo vai muito além da criação de jardins e praças, trata-se de uma técnica bastante específica voltada também para a elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas.

Não levamos em conta, mas uma área com jardim ajuda a eliminar o stress do dia a dia, além de ser um ótimo local para descansar e respirar um ar um pouco melhor.

O paisagismo tem quatro características importantes em seus projetos:

  1. Geográficas
  2. Hidrográficas
  3. Bióticas
  4. Humanas

Exemplo de paisagismo!

Arquiteta Rosa Grena Kliass, fundadora e ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), responsável pela área área verde do Parque da Juventude (que substitui o antigo presídio do Carandiru) e pela revitalização do Vale do Anhangabaú, ambos em São Paulo.

Parque da Juventude
Parque da Juventude

 

Parque da Juventude
Parque da Juventude

O paisagismo envolve muito mais que cuidar do jardim, ele conjuga conhecimentos de diversas disciplinas, além da arquitetura e do urbanismo, como as artes plásticas, a botânica, as relações sociais e culturais, o clima e muitos outras.

Técnicas de Paisagismo!

Jardim Vertical

Jardim Vertical
Jardim Vertical

A técnica de colocar plantas na posição vertical tornou-se regra para alguns espaços livres ou não, invadindo também casas e até apartamentos.

O resultado fica bonito, elegante e cria proximidade com a  natureza, mesmo quando a restrições de área de solo que pode ser coberta pela vegetação.

Projetos em residências são os mais comuns para receber um jardim vertical, mas eles podem ficar muito bem em outros ambientes.

A técnica de implementação do jardim vertical envolve o conhecimento do local que irá receber esse conceito.

É fundamental que o paisagista escolha quais os tipos de plantas que mais se adéquam a este espaço, levando em conta detalhes como necessidade de rega, substrato adequado e o desenvolvimento das raízes das plantas.

Mobiliário externo para jardins 

Móveis para jardim
Móveis para jardim

Para melhor aproveitar os espaços de um projeto paisagístico, é importante proporcionar locais de convívio, recreação e mesmo de contemplação e descanso nos jardins e praças.

Para isso, o uso de móveis adequados é fundamental, assim como de algumas estruturas, como gazebos e fontes.

Alguns exemplos de móveis adequados são bancos de ferro, madeira e outros materiais sintéticos, todos eles duradouros e resistentes à chuva e ao sol.

 

Paisagismo
Paisagismo

 

Paisagismo
Paisagismo
Paisagismo
Paisagismo

 

Paisagismo
Paisagismo

 

Paisagismo
Paisagismo

 

 

 

 

 

Mostrar mais

Apoio ao Usuário

Nosso atendimento de serviço e apoio ao usuário funciona de segunda á sábado. Das: 09:00h ás 18:00h. Se precisa de retorno imediato. Use nosso chat online ou contate-nos por telefone, whatsapp ou email na página de contato do site.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo