FLORES E PLANTAS EM RESINA ARTESANATO

FLORES E PLANTAS EM RESINA – ARTESANATO
Flores e plantas em resina artesanato. Árvore-da-borracha de onde é retirado é látex, que é o principal componente para compor a resina, é explorada a muitas décadas por seringueiros, a muitas décadas atrás já se usava resina. Hoje em dia o numero de pessoas que está trabalho de forma informal aumentou durantes as décadas que passaram, cada vez mais pessoas tem criados maneiras e atividades para se ocuparem e terem uma boa renda. Criar peças ou produtos que possam ser manuseado em qualquer local e como residências tem chamado a atenção das pessoas. A diversos trabalhos com resina que podem ser realizados nessas condições, um deles é o artesanato, com flores e plantas. As diversas maneiras de manusear os materiais e terem um bom resultado no final.
Plantas e Flores que podem ser preservadas em resinas: Manjericão roxo, alecrim, Salvia, Camomila, Tomilho, louro, lavanda, pimenta. Também podem ser utilizadas flores ornamentais, como girassol e rosas. Ambas são fáceis de encontrar em feira (os temperos) e as flores em floriculturas. (E até em algumas ferias).
Como preservar:
1) Retire o Caule e excesso de folhas da planta
2) Coloque plástico gel de sílica dentro de uma vasilha.
3) Pegue as flores que você deseja preservar e coloca-as com o caule para baixo dentro do recipiente com a sílica, feche com a tampa e deixe os produto agir por aproximadamente 3 a 5 dias. Neste período a sílica irá absorver toda a umidade das flores. As flores irão manter a sua forma e coloração, mesmo após a secagem.
4) Após retirar as flores da sílica, coloque-as para secar em um local ventilado.
5) Pegue as flores, uma a uma para borrifar a resina liquida na flor. Este procedimento evita que as flores se despedace.
Observações:
– Retirar o excesso de caule e de folhas é optativo;
– Coloque a Flor já com resina para secar, em local ventilado em áreas externas;
– É possível colocar a flor em molde e aplicar a resina ( Assim se fazer bijuterias como colares e brincos;
– Necessário a resina estar sempre já catalisada, nunca aplicar a resina e o endurecedor separados.
A segunda maneira de utilizar as flores e plantas em resina é em forma de quadros.
1) Após a secagem do das plantas e flores, coloca-la em um livro, caderno ou jornal, para que elas não fiquem com relevo.
2) Coloca-la no suporte, sendo ele um quadro de pano, madeira, azulejo.
3) Tampar as bordas com fita crepe (Encontrada em papelarias) ou fita dupla face
4) Aplicar a primeira mão de resina e após 24 horas aplicar a segunda mão
Os trabalhos realizados podem ser decorativos para casa, servir como porta chaves, podem ser realizados em mesa, ou alguma superfície plana. O que a imaginação permitir criar.
Resinas utilizadas para esse trabalho é Epóxi e Poliester, para aplicação em áreas como mesa é recomendado a resina Epóxi. Todos os trabalhos podem ser feito em qualquer local, inclusive residências.
