Piso Epóxi

Para que serve a tinta epóxi

Para que serve a tinta epóxi?

Muitas pessoas perguntam para que serve a tinta epóxi. A princípio gostaríamos de ressaltar um pouco sobre a importância e utilidades do epóxi em nossas vidas.

Em suma o epóxi é um produto muito versátil, pois o mesmo pode ser utilizado para diferentes aplicações, como por exemplo na fabricação de móveis como cola e acabamento, para impermeabilização, como adesivo e reconstrução de superfícies, e também como piso.

Primordialmente os primeiros produtos que agora são chamados de resinas e tintas epóxi foram sintetizados por volta 1891, embora sua comercialização não tenha ocorrido até muito tempo após o trabalho pioneiro de dois pesquisadores independentes que seriam Pierre Castan de De Trey Freres na Suíça, e Sylvan Greenlee nos Estados Unidos.

Quando nos referimos a tinta epóxi estamos falando de revestimento em piso e parede. O epóxi sempre existiu pois quem nunca pelo menos uma vez, já não pisou em uma quadra de esportes, estacionamento…

Todavia nunca percebemos ou simplesmente a gente são sabia, mas era um piso com resina ou tinta epóxi. Em contra partida o epóxi ganhou notoriedade de uns anos para cá, devido o chamado porcelanato liquido e posteriormente as mesas com resina.

Abaixo iremos falar um pouco das utilidades do epóxi.

Para que serve a tinta epóxi

Para que serve a tinta epóxi – Veja seus benefícios 

O epóxi enquadra-se na categoria de pisos monolíticos ou seja pisos de camada única, livres de rejuntes e/ou emendas. Em resumo ideal para locais que envolve saúde e alimentação em geral, pois justamente por não ter emendas o mesmo não acumula bactérias, fungos e outros parasitas nas extremidades do piso. Além de ser muito fácil para limpar e manter limpo.

Entre seus benefícios também podemos citar:

  1. Instalação piso sobre piso, pois não necessita ser removido o piso anterior, dessa forma podemos aplicar sobre cerâmica, ardósia, madeira, mármore, granito, cimento queimado e até contra piso.
  2. Justamente por não necessitar remover o piso anterior, sua aplicação torna-se limpa, rápida, prática e econômica.
  3. Aplicação rápida, pois a mesma leva em média de 3 a 10 dias, dependendo da metragem e o piso está liberado para uso, após 24 horas após o término do serviço. Ideal para locais que estão em atividade.
  4. Piso impermeável, resolve problemas de infiltração.
  5. Combina facilmente com decoração e necessidade do ambiente, tornando-se versátil para cada necessidade.

6. Excelente resistência química, física e abrasiva

É importante destacar a utilidade da tinta, que serve tanto para ambientes internos como para áreas externas, que ficam expostas ao tempo.

A tinta epóxi serve para implantar uma camada de plástico termofixo. Quando entra em contato com um catalisador, ela fica extremamente dura, muito resistente, brilhosa e com uma cor marcante.

Por causa da sua estrutura reforçada, a tinta epóxi proporciona uma superfície regular e nivelada, sem juntas ou divisórias. Veja outras qualidades do epóxi:

  • É resistente à abrasão;
  • Tem alta durabilidade;
  • Apresenta aderência a muitos tipos de piso;
  • É fácil de limpar, sendo necessário apenas água e sabão neutro;
  • É impermeável;
  • O cliente encontra na cor que ele precisar.

Onde posso aplicar o piso epóxi?

As dúvidas referentes à aderência do piso epóxi também são muito comuns. Para saber onde aplicar o piso epóxi, utilize a lista abaixo:

  • Cimento queimado
  • Estruturas metálicas
  • Cerâmica
  • Azulejo
  • Madeira
  • Alvenarias
  • Pisos em geral

Uma das maiores facilidades do piso epóxi é, justamente, a abrangência de possibilidades de aplicação sem a retirada do contra piso. Assim, não é preciso demolir para reformar, não gera entulho, não causa transtornos e não demora.

A agilidade também é percebida na hora de construir. Como a aplicação é rápida, em menos de 48 horas o espaço que recebe a tinta epóxi está livre para ser utilizado.

epóxiFoto: reprodução Pinterest

Qual a resistência do piso epóxi?

A resistência do piso epóxi é muito grande. Para se tornar um revestimento de alto nível mecânico, a sugestão é aplicar uma espessura de 5 mm, principalmente para locais onde há grande trânsito de pessoas, máquinas e automóveis. Este é o caso de indústrias, shoppings e estacionamentos, por exemplo.

Para ambientes residenciais, a orientação é criar uma camada de 3 mm, não mais que isso. Assim, uma lata de tinta dura muito mais.

A tinta epóxi oferece uma ótima resistência também contra infiltrações, já que é impermeável, e funciona como uma proteção contra a umidade. É também uma maneira de garantir uma longa vida útil para o reboco, que não deteriora facilmente.

Para fins de comparação, o epóxi bem aplicado, de preferência por um profissional, é mais forte e duradouro do que uma estrutura de concreto de 4 polegadas de espessura.

O piso epóxi é muito bonito

Após a aplicação e o processo de cura, o revestimento epóxi, tanto na parede quanto no piso, fica muito bonito. O produto forma uma camada homogênea e nivelada, na cor que o cliente desejar, com alto brilho.

A tinta epóxi pode ser decorada com marcações, imagens, adesivos, entre outros elementos visuais. Como não tem divisórias, forma uma camada única, lisa e de elevado apelo estético visual.

 

Mostrar mais

Apoio ao Usuário

Nosso atendimento de serviço e apoio ao usuário funciona de segunda á sábado. Das: 09:00h ás 18:00h. Se precisa de retorno imediato. Use nosso chat online ou contate-nos por telefone, whatsapp ou email na página de contato do site.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo