O que é Drywall?

Saiba o que é e como funciona o Drywall?
O drywall foi criado em 1898 nos Estados Unidos por Augustine Sackett, o termo drywall foi utilizado para designar um sistema de construção a seco, pois não utiliza água, ou utiliza em quantidades mínimas. Por ser um material industrializado que já vai pronto para a obra, o drywall permite uma construção muito mais limpa, que não demanda a utilização de argamassa ou outro material.
Na época foi uma grande revolução na construção civil norte-americana com a invenção de um simples sistema de construção baseado em painéis ou chapas produzidas com gesso natural revestido com papel cartão nas duas faces.
O drywall foi muito utilizado na l Guerra Mundial, teve rápida aceitação em países da Europa, América Latina, Ásia e África, conquistando espaços em diferentes projetos.
No Brasil, o drywall foi introduzido em 1970, aos poucos foi ganhando espaço na construção civil. Ele veio com a promessa de trazer economia, praticidade e funcionalidade.
Drywall e suas funcionalidades!
Resistência
Muitas pessoas pensa que o drywall não é um material resistente, apesar da espessura das placas ser finas, todos fabricantes asseguram que o material é capaz de resistir a tremores, choques e vibrações sem sofrer danos.
A chapa ou placa de drywall é um conjunto composto por um núcleo de gesso natural e aditivos, revestido com duas lâminas de cartão duplex. Nessa união, o gesso proporciona resistência à compressão e o cartão, resistência à tração, tornando o material resistente mecanicamente.
Para garantir a alta resistência do material, recomenda-se que a instalação seja feita por profissionais especializados, tomando-se sempre cuidado para que o dimensionamento esteja adequado ao pé-direito da edificação.
Em condições normais, a durabilidade do drywall é indeterminada. Cabe lembrar que para que esteja disponível no mercado, o sistema drywall foi aprovado em testes de impacto e desempenho, cumprindo as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Umidade
O drywall foi desenvolvido apenas para uso em áreas internas, pois não suporta intempéries nem grandes cargas como telhados ou lajes. Porém, pode ser utilizado em áreas internas úmidas como cozinhas e banheiros.
A durabilidade depende do ambiente em que o sistema será instalado e a condição de umidade do local.
Existem chapas desenvolvidas especificamente para esse fim, que contém em sua fórmula hidrofugantes, repelentes à água que protegem a superfície contra respingos, derramamentos e vapor condensado. Essas placas também são conhecidas como placas verdes.
Em áreas constantemente molhadas, como box de banheiros, é necessária a impermeabilização da parede, que pode ser feita com mantas asfálticas.
Isolamento térmico e acústico
Ao contrário do que se pensa, as divisórias em drywall podem oferecer isolamento termoacústico. O produto por si só já possui bom isolamento acústico e desempenho térmico, porém pode-se aumentar o rendimento incluindo entre as chapas materiais fibrosos, como lã de rocha ou lã de vidro, atribuindo características de absorção, atenuação e isolamento de sons e estabilizando a temperatura.
