O Porcelanato Liquido Não Secou! E Agora?

O Porcelanato Liquido Não Secou! E Agora?
O que fazer quando aplicamos o porcelanato liquido (epóxi) no piso e após 24 horas ele continua molhado?
Antes vamos procurar saber a causa? Por que o produto (epóxi) não secou?
Um dos principais motivos e talvez o único, seja um erro na hora de misturar os componentes. O epóxi sendo ele para tinta ou autonivelante, é um material bicomponente ou seja resina ou tinta + endurecedor.
O endurecedor (componente B), é fundamental para o epóxi secar, sem ele não tem como e sua proporção deve ser medida minuciosamente, pois caso contrário pode dar alguma alteração no resultado final.
É comum as pessoas acharem que colocando um pouco a mais de endurecedor, o piso irá secar mais rápido, muito pelo contrário quantidades a mais ou menos, podem fazer com que o piso não seque, ou demore um tempo além do comum para secar, ou não seque nunca. A proporção (medida), deve ser correta.
Um outro fator que também pode fazer com que não seque, é o tempo de mistura, os dois componentes devem ser bem misturados, o tempo estimado são 3 minutos, mas que isso o material pode começar a esquentar no recipiente e também dar alteração no resultado final. Tudo porque entre misturar e aplicar no piso tem um tempo específico e que deve ser seguido a risca.
Como corrigir o piso?
A resina quando não seca fica em estado semi sólida, uma espécie de borracha, nesse caso ela deve ser:
- Removida o máximo possível;
- Lixar o piso até igualar novamente;
- Fazer toda higienização;
- Aplicar a epóxi porceanato liquido novamente
O mais trabalhoso será remover o epóxi que não secou, pois o mesmo torna-se uma cola emborrachada.
Mas tem conserto, o problema é que irá gastar mais material e você irá precisar de um tempo a mais. Por isso preste bastante atenção na hora da preparação do produto.
