Construção civil década de 70 á 90

Como os apartamentos mudaram ao longo dos anos
Com o boom da construção civil, mais facilidade de financiamento e o surgimento de novos programas habitacionais, além de novos conceitos de arquitetura e de decoração, os apartamentos sofreram diversas mudanças ao longo dos últimos 60 anos. Confira!
Como eram os apartamentos do Brasil em 1960?
Na década de 60, os apartamentos tinham o pé-direito maior, seus cômodos eram espaçosos, em formato retangular. O tipo de acabamento destes apartamentos era sempre feito com azulejo.
Nestes apartamentos, era muito comum encontrar, perto da área de serviço, o quarto e banheiro destinados à empregada doméstica. As janelas não eram padronizadas e podiam ser muito grandes.
Em geral, estes apartamentos apresentavam dificuldade de acesso aos ambientes sociais do próprio prédio residencial. Isso deixa evidente que a área social não era uma preocupação da época.
Como eram os apartamentos do Brasil em 1970?
Dez anos depois, os apartamentos do Brasil já começaram a entrar em uma tendência que ganhou ainda mais força nos dias atuais: a redução do pé-direito.
Diferentemente dos apartamentos e prédios residenciais com janelas e portas personalizadas dos anos 60, os anos 70 ficaram marcados por apartamentos com itens padronizados. Este foi um resultado da própria industrialização que ganhou projeção nacional, com portas e janelas de alumínio.
Obviamente, a redução dos custos na obra também impactou esta mudança. Além da padronização, começou a ser percebida a redução dos cômodos e diminuição dos ambientes, principalmente da cozinha. Neste período, é possível encontrar apartamentos com plantas retangulares e plantas arredondadas.
Nota-se uma mudança na preocupação com as áreas comuns do prédio, que passam a ganhar elementos de lazer e para a prática de esportes, como quadras e piscina, além de salão de festas.
Como eram os apartamentos do Brasil em 1980?
Na década de 80, houve ainda mais redução do tamanho do pé-direito, chegando às medidas atuais. Existem alguns motivos para a padronização do pé-direito em tamanhos menores:
· Aplicação de forros de gesso;
· Aplicação de paredes de gesso;
· Busca de mais facilidade e agilidade para reformas da parte hidráulica.
A classe média passa a contar com mais opções de apartamentos de 4 dormitórios, espaço de home theater e de “closet”. Seguindo a tendência da década anterior, os prédios residenciais passam a oferecer maior infraestrutura de lazer.
Mesmo sem haver mudança no tamanho dos apartamentos, a inclusão de quatro dormitórios diminuiu o espaço dos ambientes internos.
Como eram os apartamentos do Brasil em 1990?
Os apartamentos brasileiros da década de 90 chegam com uma novidade muito bonita, mas pouco funcional: a utilização de chanfros, uma técnica de corte nas paredes em ângulos de 45°.
Alguns itens de decoração e revestimento se proliferaram nos apartamentos dos anos 90, como:
· Uso de vidros e caixilhos com bronze;
· Aplicação de revestimento de tijolinhos à vista;
· Instalação de forro de madeira na varanda;
· A construção de varanda gourmet, um conceito que será reforçado a partir de então;
· Aumento do número de suítes e banheiros.
A internet também influenciou a estrutura dos apartamentos dos anos 90. Muitos adotaram um espaço para home office, com a composição de um escritório para trabalhos em casa.
Mesmo com home office e mais banheiros, os apartamentos não foram ampliados e seus cômodos ficaram ainda menores, em especial os quartos.
Também nos anos 90 é possível perceber o aparecimento de grandes condomínios de prédios residenciais, com áreas de lazer mais completas e sistemas de segurança mais elaborados.
Os chanfros foram substituídos por outro estilo de decoração e acabamento, chamado de neoclássico, com elementos visuais mais rebuscados.
Os apartamentos do Brasil nos anos 2000
Nos anos 2000, os apartamentos brasileiros sofreram uma redução drástica de tamanho. O conceito de varanda gourmet aparece com mais força, assim como as áreas comuns dos condomínios, que ficam ainda mais incrementadas, com sauna, salão de festas, salão de jogos, lan house e brinquedoteca.
Nos anos 2000, os apartamentos brasileiros praticamente desaparecem com o quarto da empregada e começam a integrar a sala e a cozinha, principalmente para ter a sensação de um apartamento mais espaçoso.
Os apartamentos atuais
Os apartamentos atuais, quando comparados com os modelos dos anos 2000, são ainda menores. Em compensação, a área de lazer procura ser ainda maior, com academia, cinema, entre outras atrações.
Há apartamentos muito reduzidos, com poucos quartos, banheiros bastante pequenos, com foco em pessoas solteiras e separadas. Também é possível perceber o uso de tecnologias biométricas e outros sistemas de automação nos apartamentos.
Piso com Porcelanato Líquido liso, 3d e metalizado
